Via: https://tecnoblog.net/235820/blackberry-processa-facebook/
A BlackBerry está de volta ao noticiário, mas não para anunciar um aparelho ou um novo negócio: a empresa decidiu processar o Facebook por violação de patentes. Mais precisamente, a companhia de Mark Zuckerberg está sendo acusada de infringir tecnologias da BlackBerry no Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp.
Que tecnologias seriam essas? Se você teve contato com algum aparelho da marca, provavelmente vai se lembrar do BlackBerry Messenger ou simplesmente BBM. Esse é um serviço de mensagens instantâneas criado em 2005 e que existe até hoje. Com versões também para Android e iOS, a ferramenta ainda tem uma base considerável de usuários, principalmente em determinadas regiões da Ásia e Oriente Médio.
No processo, a BlackBerry (note que a chinesa TCL, que comprou os direitos de lançar smartphones com a marca BlackBerry, não tem nenhuma relação com isso) alega que investiu bastante dinheiro ao longo dos anos em pesquisa e desenvolvimento, o que a levou a ter diversas patentes, inclusive referentes a mensagens.
O Facebook teria violado em seus serviços pelo menos sete patentes relacionadas a aspectos como segurança, interface, integração de jogos, uso eficiente de bateria e compatibilidade com plataformas, de acordo com a BlackBerry, que afirma também que conversou por vários anos com a companhia para chegar a um acordo legal, mas não obteve sucesso.
Como compensação, a BlackBerry espera ser indenizada pelo Facebook, embora o valor não tenha sido especificado. O processo também considera a possibilidade de os serviços em questão serem fechados, mas as chances de isso acontecer são praticamente nulas — na pior das hipóteses, o Facebook faz um acordo envolvendo grandes quantias e encerra o assunto.
Por ora, o Facebook não está disposto a baixar a guarda. Ao Recode, um representante da companhia declarou que “a ação legal da BlackBerry reflete o triste estado atual do seu negócio de mensagens”. Ele disse mais: “tendo abandonado seus esforços para inovar, a BlackBerry está agora tentando taxar a inovação de outros. Temos a intenção de brigar”.
Não é a primeira vez que a BlackBerry abre dispustas envolvendo patentes. No ano passado, a companhia processou a Blu por motivos semelhantes. O assunto só foi encerrado após intervenção do Google.
Abaixo um texto traduzido grosseiramente pelo Google Tradutor que dá mais informações sobre o caso, fonte: https://thenextweb.com/facebook/2018/03/07/facebook-blackberry-lawsuit-items/
Blackberry revelou nesta semana que estava processando o Facebook em várias peças comuns de tecnologia de mensagens, várias das quais você usa todos os dias.
A Reuters informou que a empresa de telefones inteligentes está levando o Facebook para tribunal, alegando que possui a patente para peças específicas de tecnologia de mensagens comuns, que o Facebook supostamente roubou. Ele também diz que negociou com o Facebook sobre tecnologia há anos.
Paul Grewal, advogado geral adjunto do Facebook, respondeu ao processo em uma declaração:
O fato de Blackberry reflete tristemente o estado atual de seus negócios de mensagens. Tendo abandonado seus esforços para inovar, a Blackberry agora procura impor a inovação dos outros. Pretendemos lutar.
A falsidade da patente, a lista das supostas patentes da Blackberry abrange vários grampos de mensagens familiares. Aqui estão, diretamente do processo :
- “Um método para fornecer notificações de mensagens não lidas num dispositivo de comunicação sem fio, que compreende: exibir pelo menos um ícone relativo a mensagens eletrônicas … modificando visualmente pelo menos um ícone exibido relativo a mensagens eletrônicas para incluir um caractere numérico que representa uma contagem da pluralidade de diferentes correspondentes de mensagens para os quais uma ou mais mensagens eletrônicas foram recebidas e permanecem não lidas. ” aka Os números vermelhos nas telas do seu aplicativo que indicam o número de mensagens não lidas.
- “Métodos, sistemas e produtos de programação de computadores … para silenciar os tópicos da mensagem [pelo que] uma vez que um fio de mensagem foi silenciado, o usuário não receberá mais notificações de novas mensagens adicionadas ao tópico”. Aka A capacidade de silenciar conversas.
- “Um método de seleção de uma etiqueta de foto para uma foto marcada, compreendendo: fornecer um campo de entrada de marca para inserir uma etiqueta de foto; em dependência de uma string inserida por um usuário, exibindo em uma lista de tag correspondente todas as tags de uma ou mais fontes de tag selecionadas correspondentes à string inserida. ” aka A caixa em tags do Facebook que permitem inserir parte do nome de uma pessoa e selecionar seu nome a partir de uma lista de entradas autocompletas para marcá-las.
- “… exibição de carimbos de data / hora em uma interface de usuário de mensagens que fornece aos usuários o contexto temporal apropriado para suas comunicações sem ultrapassar a tela do usuário com informações desnecessárias”, também como timestamps que permitem que você saiba quando as mensagens foram enviadas para você.
- “Habilitando um aplicativo de jogo em um dispositivo eletrônico para utilizar uma lista de contatos para um aplicativo de mensagens instantâneas para jogar jogos com contatos, identificando o jogo na lista de contatos.” Aka Convidando seus amigos para jogar jogos móveis com você.
As outras patentes cobrem segurança e enviam mensagens em lotes, mas as cinco acima são as interessantes.
Uma vez que parece que as duas empresas estão em conflito, teremos que esperar e ver como a sua luta pela tecnologia de mensagens funciona e o que, se algum efeito tiver no Facebook.